Influency.me patrocina maior evento de jogos independentes da América Latina
O BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) é o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Na edição de 2021, contará com o patrocínio do Influency.me, empresa líder no Brasil em marketing de influência. O evento ocorre desde 2012.
Além de divulgar ao público os jogos do mundo inteiro, o evento também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina.
Entenda o que são jogos independentes (indies)
Games independentes, também conhecidos como jogos indies, são jogos eletrônicos produzidos de modo autônomo, produtoras independentes, isto é, sem o recebimento de apoio financeiro de uma empresa.
Além da definição citada no parágrafo anterior, jogos indies também são uma forma de explorar novas mecânicas de jogo e inseri-las em projetos com elementos desconhecidos.
Mercado internacional de jogos independentes
Um estudo chamado “Game Studio Report 2018” , desenvolvido pela Unity, foi realizado com os líderes de 1.445 pequenos e médios estúdios independentes (variando entre 2 a 50 funcionários) de todo o mundo e mostrou que muitos estúdios de jogos independentes continuam a se estabelecer e perseverar em seus objetivos criativos.
Veja abaixo alguns dados dessa pesquisa
- 91% dos estúdios pesquisados são totalmente indie game devs;
- 45% trabalham remotamente;
- 40% dos estúdios estão desenvolvendo para VR / AR;
- Plataformas tradicionais, como PC e celular, ainda são as escolhas mais populares;
- A maioria dos estúdios está optando por publicar seus projetos com o Facebook e o Twitter. Eles são os canais de marketing e atividades promocionais deles.
Veja que isso nos dá indícios de como este mercado está. Assim, é possível pensar no que precisa ser feito no Brasil para atingir o mercado internacional.
Mercado de jogos independentes no Brasil
O mercado brasileiro de jogos indies tem crescido cada vez mais. Segundo a Associação Brasileira de Games, existem mais de 300 empresas e startups no ramo.
A Agência Nacional de Cinema considera o game como mídia audiovisual. Desta forma, é possível conseguir algum dinheiro do governo.
A pesquisa que melhor demonstra o cenário no Brasil é o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Na lista de profissionais autônomos, 233 profissionais estão nesta categoria e 75 são formalizados como MEI (Micro Empreendedor Individual). São Paulo domina com 33,9%, depois Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro em segundo e terceiro, respectivamente, com 9,4% e 9%.
Exemplo de jogos independentes
Se você acha que a expressão “independente” está associada a projetos de baixa qualidade, está enganado.
As produtoras independentes conseguiram posição de destaque no mercado.
Veja abaixo alguns exemplos de jogos independentes:
- Minecraft
Criado por Markus Persson, o jogo fez tanto sucesso que acabou sendo comprado pela Microsoft.
- Braid
O criador Jonathan Blow utilizou dinheiro próprio para pagar pelo trabalho, o que o mantém como jogo indie.
- Super Meat Boy
Criado por uma equipe chamada de “Team Meat”, o game foi lançado de forma gratuita e depois recebeu uma edição com mais recursos.
- Castle Crashers
Os desenvolvedores financiaram por completo o projeto e o lançaram em diversas plataformas, não apenas cobrindo os custos do desenvolvimento, mas também conseguindo o suficiente para os próximos projetos.
- FTL: Faster Than Light
É um jogo de administração onde você deve construir e cuidar de sua nave, designando cargos para pessoas, controlando recursos etc.
Influency.me patrocina Big Festival 2021
Além de ser responsável pelas participações de influenciadores digitais do segmento de games no evento, o Influency.me também irá ministrar uma palestra gratuita com o tema “Como lançar games por meio de influenciadores digitais”.
Um dos grandes desafios de um produtor de Game Independente é lançar seu novo título e destacá-lo em um cenário competitivo. Uma forma de divulgação com melhores resultados é por meio da parceria com influenciadores digitais. Rodrigo Azevedo, CEO e fundador do Influency.me, irá tirar dúvidas dos profissionais da área sobre a pauta.
Para participar da palestra gratuita, basta clicar no link disponibilizado pelo site do evento.
Verticais do BIG Festival
Confira abaixo as áreas que formam o Big Festival:
BIG Business Meetings: Reuniões de negócios em área exclusiva para empresários (única área paga do evento).
BIG Brands: Segmento voltado aos jogos e experiências digitais interativas sob encomenda que fazem parte de estratégia de grandes marcas.
BIG Careers: Traz informações do mercado e dicas para ajudar iniciantes.
BIG Creative Industry: Line-up dedicado às demais áreas da economia criativa em conexão com os jogos (áudio, TV, VOD, TV, movies, animation).
BIG Dev: Trilha de palestras orientadas para as disciplinas envolvidas no desenvolvimento de jogos, como arte, programação, game design, usabilidade, produção, entre outros.
BIG Diversity: Área de jogos no festival e palestras dedicadas aos jogos com temática de diversidade.
BIG Educators: Área de palestras voltada para melhores práticas com games educacionais.
BIG E-sports: Campeonato amador aberto ao público visitante do evento e palestras sobre o mercado de E-sports.
BIG Forum: Encontro de profissionais da indústria de games, com palestras, workshops e keynotes.
BIG Impact: Iniciativa dedicada aos jogos com impacto positivo, que transformam a sociedade – palestras e premiação na competição de jogos.
BIG Latin America: Traz os melhores jogos e desenvolvedores da região: Argentina, Chile, Uruguai, México, Colômbia, Costa Rica e Paraguai.
BIG Publishers: Espaço para showcase de games de publishers grandes.
BIG Ventures: Aproximar investidores públicos e privados do setor de games e da indústria criativa, com um line up dedicado ao empreendedorismo.
BIG XR/VR: Exposição de jogos para o público e seções que discutem a realidade virtual e estendida.
Conclusão
Jogos indies não contam com investimento de grandes empresas para lançarem seus títulos, costumam arcar com os próprios custos.
Desta forma, é possível notar que muitas ações podem ser feitas para apoiar a indústria de jogos independentes. Uma das ações é o próprio patrocínio do Influency.me no evento Big Festival 2021, valorizando os profissionais da área e promovendo conhecimento e experiência.
A palestra gratuita “Como lançar games por meio de influenciadores digitais” tem por objetivo orientar esses profissionais independentes a divulgarem seus trabalhos por meio de influenciadores digitais do segmento, alcançando maior visibilidade e retorno sobre os investimentos.
Para participar da palestra gratuita, basta clicar no link disponibilizado pelo site do evento.